Libertados 4 cabecilhas de esquema de legalização de imigrantes

Três arguidos na cadeia por liderar rede com sede na Junta de Freguesia da Penha de França, em Lisboa, e outro detido em casa, foram soltos.

19 de novembro de 2025 às 13:09
Esquema de legalização de imigrantes está a ser julgado no Campus de Justiça, em Lisboa Foto: Luís Manuel Neves
Partilhar

Um coletivo de juizes do Campus de Justiça, em Lisboa, decretou a libertação imediata de 4 arguidos, apontados como cabecilhas de um esquema criminoso, com sede na Junta de Freguesia de Penha de França, que legalizou um número indeterminado de migrantes hindustânicos, com base em certificados de residência falsos. 

Na última sessão de alegações finais, decorrida esta terça-feira, os magistrados determinaram que três dos arguidos, que se encontravam em prisão preventiva, e o quarto, em prisão domiciliária (todos privados de liberdade há mais de dois anos), passassem a estar sujeitos a apresentações trissemanais.

Pub

Recorde-se que, como o CM já noticiou, o Ministério Público tinha pedido penas pesadas para estes arguidos, e ainda para o funcionário da junta da Penha de França. Os cinco homens estão pronunciados pela angariação, mediante pagamento, de dezenas de testemunhas, para que atestassem as moradas de requerentes de certificados de residência. Em causa estão crimes de associação criminosa de auxílio à imigração ilegal, auxílio à imigração ilegal, e falsificação de documentos.

Pedro Pestana, advogado de um dos cabecilhas agora libertados, disse ao CM que "a decisão de libertação atende a todos os anseios da defesa, e ao que foi pedido pela defesa nas alegações finais".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar