Líder de organização criminosa procurado no Reino Unido detido no Algarve

Suspeito estava em fuga há cerca de dois anos. Organização era dedicada ao tráfico internacional de cocaína e haxixe em grandes quantidades, havendo registos de episódios de violência.

23 de outubro de 2025 às 09:26
PJ Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um dos homens mais procurados no Reino Unido por suspeita de crimes de associação criminosa e tráfico de estupefacientes. O homem de 40 anos foi detido no âmbito de uma operação conjunta com Agência Nacional de Crime do Reino Unido, na sequência do mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades. O suspeito estava em fuga há cerca de dois anos, adianta a PJ em comunicado. 

William Byrne, de 40 anos, tinha um passaporte irlandês, que as autoridades suspeitam ser falso, e foi detido quando estava num automóvel perto de Boliqueime, no distrito de Faro, na terça-feira.

Pub

A organização criminosa era dedicada ao tráfico internacional de cocaína e haxixe em grandes quantidades. Nos crimes cometidos no Reino Unido há registo de episódios de violência e fuga às autoridades, com tentativas de atropelamento, adianta o comunicado. 

"Estamos a falar de uma pessoa que liderava um grupo de tráfico de droga, nomeadamente cocaína e haxixe, também alguma heroína, e que se representava, ou que se relacionava, com outros grupos que possivelmente atuavam noutros países europeus, também nesse âmbito", disse em declarações aos jornalistas o diretor da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária (PJ).

O detido foi presente na quarta-feira a um juiz do Tribunal da Relação em Évora que decidiu a sua detenção preventiva enquanto aguarda os trâmites necessários para a sua extradição para a Escócia.

Pub

"Os nossos colegas do Reino Unido estão numa investigação centrada na rede [de tráfico de droga] e nós vamos dar o nosso contributo sobre o que se terá passado no nosso país", disse o responsável da PJ.

A força de segurança sublinha que a detenção ocorreu no contexto da cooperação policial internacional com a National Crime Agency (NCA) do Reino Unido, no cumprimento de um mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades judiciárias do Reino Unido.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar