Galp sobe lucros para 1,7 milhões por dia

Produção e exportação de gasolina fazem disparar resultados.

28 de julho de 2015 às 01:15
27-07-2015_22_51_49 25 galp.jpg Foto: José Sena Goulão
Partilhar

A Galp Energia registou lucros de cerca de 1,7 milhões de euros por dia nos primeiros seis meses deste ano, atingindo os 310 milhões de euros. O resultado líquido da empresa mais do que duplicou face ao mesmo período do ano passado, marcando assim positivamente o primeiro trimestre completo de Carlos Gomes da Silva à frente da petrolífera nacional.

Uma conjugação de fatores favoreceu as contas da Galp no primeiro semestre, entre os quais a subida das margens da transformação do petróleo em combustíveis (refinação) e o aumento das vendas de gasolina para os Estados Unidos, explicou ontem Gomes da Silva na apresentação de resultados.

Pub

A procura deste combustível além-Atlântico contribuiu para a petrolífera ter sido responsável por cerca de 7% das exportações nacionais no primeiro semestre. No total, a Galp exportou cerca de 1,7 mil milhões de euros de produtos petrolíferos até junho.

A queda do preço do petróleo (Brent) penalizou os resultados da companhia mas foi contrabalançada com o aumento da refinação e produção, nomeadamente no Brasil.

Pub

A contribuição da Galp para o imposto sobre o setor energético aumentou para 33 milhões de euros, contra 10,4 milhões de euros no mesmo período de 2014. Este imposto foi criado pelo Governo em 2013 e aplicado pela primeira vez no ano passado, sob fortes críticas das empresas do setor energético, para compensar parte do défice tarifário.

Já este ano, o Governo avançou com novo imposto, desta feita sobre provisionamento de gás natural de longo prazo. Mais uma vez, a medida foi contestada pela petrolífera, que anunciou recorrer à Justiça.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar