Maddie: ingleses procuram ADN de suspeito

Investigação pretende analisar novamente os vestígios recolhidos do apartamento de onde Maddie desapareceu.

16 de outubro de 2014 às 10:08
maddie, ingleses Foto: Ricardo Almeida
Partilhar

Investigação das autoridades britânicas pretende analisar novamente os vestígios recolhidos do apartamento de onde Maddie desapareceu em 2007.

Os polícias ingleses querem fazer novos testes ao material recolhido, em 2007, no apartamento de onde Madeleine McCann desapareceu, em maio desse ano.

Pub

A Scotland Yard procura ADN de alguém que tenha estado no apartamento e que possa estar ligado aos suspeitos identificados na investigação das autoridades britânicas.

Os três inspetores ingleses e um técnico de uma empresa britânica de análises forenses transmitiram essa intenção aos responsáveis do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), com quem se reuniram, ontem de manhã, em Coimbra.

Pub

Após o encontro, Francisco Brízida Martins, presidente do INML, confirmou que a polícia inglesa demonstrou vontade de fazer "novas análises" e que quis informar-se sobre os "procedimentos utilizados" nos "exames no âmbito da genética e da biologia", para conhecer a forma como foram analisados os vestígios recolhidos.

A Scotland Yard acredita que os desenvolvimentos tecnológicos dos últimos sete anos poderão, agora, permitir encontrar o ADN de um eventual suspeito. No entanto, o CM sabe que, ao analisarem o historial de exames realizados na investigação da PJ, os britânicos não souberam dizer que testes adicionais pretendem efetuar.

Apesar disso, Brízida Martins admitiu que a evolução tecnológica permite atualmente obter mais informação e adiantou que o INML está "disponível para a realização de novos exames", mas que tal terá de ser "ordenado pelas autoridades judiciais". Para que os vestígios sejam de novo examinados, os investigadores ingleses terão de fazer também uma nova carta rogatória. A repetição da análise ao material poderá depois ser feita em Portugal ou em Inglaterra.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar