Mãe que deixou bebé com um dia de vida à porta dos Sapadores de Leiria fez o próprio parto em casa

Recém-nascido foi abandonado num saco das compras, aconchegado numa manta. Segundo o hospital, encontra-se bem.

21 de outubro de 2025 às 01:30
Partilhar

As câmaras de videovigilância instaladas nos Bombeiros Sapadores de Leiria permitiram chegar rapidamente à mãe que deixou, esta segunda-feira de madrugada, o filho bebé junto à central de comunicações do quartel. Trata-se de uma mulher de 27 anos, de acordo com informações avançadas pela PSP.

A criança, do sexo masculino, foi descoberta por um elemento da corporação. Encontrava-se dentro de um saco de compras e estava aconchegado numa manta. Dentro do saco estavam, ainda, fraldas e leite. O menino foi de imediato encaminhado para a urgência do Hospital de Leiria, onde lhe foram prestados todos os cuidados. Fonte oficial da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria informou que o bebé está bem e terá um dia de vida. “A criança está bem. Chegou bem [ao hospital], aconchegada, estava coberta com uma manta”, afirmou a mesma fonte, referindo que o recém-nascido, numa primeira observação, “terá um dia de vida, eventualmente”.

Pub

Para Rui Pereira, jurista e antigo ministro da Administração Interna, o caso não terá quaisquer consequência criminais para a mãe do menino. “Há dois artigos do Código Penal, o 138.º (exposição ou abandono) e o 13.º (dolo e negligência), que normalmente se colocam em situações deste género, mas nenhum se aplica ao caso em concreto”, afirmou ao CM. “O crime de ‘exposição ou abandono’ exige a criação de perigo para a vida. Quanto ao ‘dolo e negligência’, requer que esse perigo seja criado dolosamente. Ora, a criança foi deixada à porta de um quartel, onde facilmente seria encontrada, e enrolada numa manta”, explicou Rui Pereira. “Uma situação completamente diferente seria deixá-la em Monsanto, no meio da floresta, ou num outro local onde não passasse ninguém”, acrescentou o antigo governante. “Assim sendo, o processo acabará arquivado”, concluiu Rui Pereira.

E TAMBÉM

Pub

Oito horas

A mãe da criança foi localizada oito horas após o alerta. Encontrava-se no quarto alugado onde reside, na cidade de Leiria. No interior da divisão, a autoridade encontrou vestígios claros que a mulher tinha realizado o parto naquele local, sozinha. Após ter sido ouvida na PSP, foi levada para o Hospital de Leiria, onde realizou exames.

“Muito bem”

Pub

“Não inspira qualquer tipo de cuidado, é um bebé saudável”, disse João do Agro, diretor do Serviço de Pediatria da ULS da Região de Leiria. “Vinha muito bem”, acrescentou o clínico, que acompanhou toda a situação.

Papel dos media

Para além das imagens de videovigilância, a PSP destacou o papel dos media no caso - a notícia revelou testemunhas que levaram a autoridade à localização da mãe.

Pub
1 / 1
FOTO: Direitos Reservados
Ambulância que transportou a criança ao hospital

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar