Mais 450 militares só para eventos de verão
Número de efetivos da GNR e PSP aumenta para fazer frente aos meses de época alta.
Um total de 450 militares da GNR vão deslocar-se ao Algarve, no verão, para apoiar a segurança de eventos, como a concentração de motos de Faro (reforço de 160 GNR), Dias Medievais, em Castro Marim (50), Feira Medieval de Silves (40) ou Fatacil, em Lagoa (40), entre outros.
Numa altura em que a população da região mais do que triplica, além destes reforços pontuais, o dispositivo da GNR no distrito vai ainda contar com mais 193 efetivos, a juntar aos 1270 militares existentes, para assegurar as necessidades de segurança no Algarve.
Também a PSP, que conta atualmente com 879 elementos na região, vai ter mais 29 equipas do Corpo de Intervenção da Unidade Especial da Polícia e quatro equipas de prevenção e reação imediata, entre 19 de junho e 17 de setembro.
Segundo a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, que ontem apresentou o programa ‘Algarve Seguro 2017’, esta "não é apenas uma questão de quantidade, mas de qualidade". Entre outros aspetos, a ministra destacou a formação de militares para apoio a turistas ou as cooperações entre a GNR e a Guardia Civil, de Espanha e, pela primeira vez, com a Gendarmerie, de França.
PORMENORES
PSP aposta na prevenção
Para fazer frente ao aumento significativo de pessoas na região durante o verão, a PSP prevê o reforço na prevenção criminal, fiscalização e prevenção rodoviária, policiamento de proximidade e sensibilização.
Posto da GNR para turistas
A GNR vai abrir durante o verão o primeiro posto de atendimento a turistas, no centro turístico de Albufeira.
Crimes violentos descem
Segundo a PSP, em 2016 a criminalidade violenta na região desceu 11,4 por cento em relação ao ano anterior.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt