Mais casos de cartões multibanco clonados no Algarve

Já foram detetadas situações em Olhão e Tavira, em março, e em Lagos, no verão.

08 de abril de 2019 às 08:35
Caixa Multibanco Foto: Lusa
Caixa multibanco, xxx Foto: Getty Images
Caixas multibanco
Caixa de Multibanco

1/4

Partilhar

Na última semana surgiram novos casos de clonagem de cartões multibanco, no Algarve. Depois de situações em Lagos, durante o último verão, e em Tavira e Olhão, em março, agora as queixas são em Faro.

"Levantaram-me da conta 400 euros", contou ao CM uma das vítimas, que apresentou queixa na PSP da capital algarvia. "Os levantamentos foram feitos em Vila Nova de Milfontes mas não sei onde me clonaram o cartão", acrescentou.

Pub

Ao que o CM apurou, tanto esta como duas outras situações de clonagem de cartões multibanco, conhecidas na última semana, aconteceram em máquinas ATM em Faro. Em particular, na zona da avenida 5 de Outubro.

Já no final de março, em Olhão e Tavira, foram registados vários casos de clonagem de cartões multibanco. Uma das vítimas disse ao CM que lhe retiraram 600 euros da conta, até o cartão ser cancelado - foram feitos vários pequenos levantamentos, para não levantar suspeitas. Antes, em agosto e setembro, foram identificadas quase uma dezena de vítimas desta burla informática em máquinas ATM na zona de Lagos.

Pub

As queixas têm sido, na sua maioria, recebidas pela PSP e pela GNR mas o caso está entregue à Polícia Judiciária.

PORMENORES

Aparelhos de leitura

Pub

Para concretizar a clonagem de cartões, os criminosos colocam aparelhos de leitura das bandas magnéticas nas máquinas ATM, e câmara de vídeo, para filmar a introdução do código pessoal.

Vítimas de vários bancos

Os casos detetados incluem clientes de vários bancos. Provada a burla, as entidades bancárias assumem as perdas.

Pub

Quatro crimes

Nestes casos, em causa estão os crimes de associação criminosa, contrafação de cartões de crédito ou débito, burla e falsidade informática.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar