Mais de 130 pessoas detidas pela PSP em eventos desportivos na época passada
"Posse/uso de artefactos pirotécnicos; incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância e invasão de recinto desportivo" foram os principais incidentes.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou esta sexta-feira, que deteve mais de 130 pessoas por "incumprimento das regras aplicáveis aos eventos desportivos, assegurou a retirada de mais de 120 pessoas do recinto e identificou mais de 800" na época desportiva 2021-2022.
Num comunicado, a autoridade revelou que esteve presente em 2 2132 eventos desportivos, "de todas as mobilidades, competições e categorias", com a presença de 114 477 polícias, "garantido a segurança dos 2 072 030 espetadores".
"Os principais incidentes reportados foram a posse/uso de artefactos pirotécnicos; seguidos do incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância e invasão de recinto desportivo"
A PSP também "monitorizou e fez cumprir a proibição de frequentar recintos desportivos que recaiu sobre mais de 300 pessoas, tanto por decisão das autoridades judiciárias como por sanção acessória decretada pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD)".
Na nova epóca que se inicia esta sexta-feira, a autoridade alertou que "continuará a dedicar particular atenção ao cumprimento das medidas decretadas" e avançou que "244 adeptos terão de observar a interdição de acesso a recintos desportivos, sob pena de praticarem o crime de desobediência".
A PSP estará presente em 238 jogos da Liga Bwin, "que decorrerão nos recintos de 14 equipas sedeadas nos principais centros urbanos de Portugal Continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt