Marcelo condecora militares no Dia de Portugal

Presidente medalha as quatro forças que já estiveram na República Centro-Africana a lutar para salvar a vida de civis.

10 de junho de 2019 às 01:30
Militares da 4ª Força Nacional Destacada, em Bambari, em janeiro, no final de um mês de projeção no qual conseguiram que os grupos armados aceitassem negociar a Paz na República Centro-Africana Foto: Direitos Reservados
República Centro-Africana Foto: Direitos Reservados
República Centro-Africana Foto: Direitos Reservados
Mural no quartel que alberga as tropas portuguesas na República Centro-Africana Foto: André Germano

1/4

Partilhar

Os estandartes nacionais das quatro forças portuguesas que já regressaram da República Centro-Africana (RCA), onde como capacetes azuis da ONU travaram fortes combates contra grupos armados que massacram e aterrorizam civis, são esta segunda-feira condecorados pelo Presidente da República, na cerimónia do 10 de Junho, em Portalegre.

Marcelo Rebelo de Sousa reconhece assim aquela que é considerada a mais "difícil, exigente e perigosa" missão em que as Forças Armadas se empenharam desde 1975. Está na RCA a 5ª Força Nacional Destacada (FND), comandada pelo tenente-coronel Rui Moura, de militares do Exército e Força Aérea, e já empenhada em missões e patrulhamentos de risco.

Pub

Hoje vão estar na tribuna os quatro comandantes em representação das duas centenas de militares que participaram em cada uma das quatro FND já regressadas.

Documentos

Pub

Nos estandartes nacionais - cada um transportado por um oficial e escoltado por dois sargentos e um praça, escolhidos entre os mais condecorados ou antigos -, Marcelo vai colocar a medalha de serviços distintos, grau ouro: condecoração atribuída a unidades militares pelos seus serviços e atos "relevantes e extraordinários" com "honra e lustre para a Pátria."

"A notável atuação dos Comandos e dos Paraquedistas na RCA, protegendo as populações dos grupos armados, é uma prova irrefutável da extraordinária valia combatente do militar português e um grande orgulho para as Forças Armadas", disse ao CM o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro.

Estas quatro FND receberam louvores e elogios das Nações Unidas. E são considerados "heróis" pelos civis que salvam.

Pub

Atuaram como força de reação rápida da ONU. Em janeiro, a 4ª FND esteve em combates, que o CM acompanhou no terreno, em Bambari, onde destruiu a base do grupo armado UPC, forçando à Paz que hoje existe na RCA. 

Três dias de celebrações

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, abriu ontem, oficialmente, em Portalegre, as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com uma cerimónia de içar da bandeira nacional.

Pub

Hoje, pela manhã, as celebrações prosseguem naquela cidade alentejana e terminam, amanhã, em Cabo Verde, ao terceiro dia de festa.

No Jardim da Avenida da Liberdade, em Portalegre, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, o chefe de Estado presidiu ontem a uma breve cerimónia, tendo ao seu lado o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, o presidente das Comemorações do 10 de junho, o jornalista João Miguel Tavares, e autoridades militares.

Até chegar ao local do início das comemorações, Marcelo fez o percurso a pé, sempre rodeado por dezenas de cidadãos. O mesmo sucedeu depois, quando visitou demoradamente a exibição das atividades militares no centro da cidade.

Pub

Ontem ficou a saber-se que as comemorações do próximo ano terão lugar na Madeira e poderão estender-se à África do Sul.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar