Marcha e arraial na luta contra a homofobia
Marcha vai percorrer as ruas da cidade, acabando no largo da Madalena, onde se realiza o arraial.
A Associação para o Planeamento e Família (APF) vai organizar uma marcha, seguida de arraial, para assinalar o Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia - 17 de maio. A iniciativa vai realizar-se no sábado seguinte, 19, em Faro, e pretende "dar visibilidade às problemáticas sentidas pela comunidade LGBTI [lésbica, gay, bissexual, transexual e intersexual]", refere a APF.
A ‘1ª Marcha e Arraial - LGBTI, e então?’ tem início às 16h00, no largo do liceu João de Deus, e vai percorrer as ruas da cidade, até ao largo da Madalena, na zona dos bares de Faro. Aí tem início o arraial que, segundo a APF, é o primeiro sobre a temática realizado no Algarve.
A organização refere que o evento vai ter "vários momentos de animação, sensibilização e informação, tanto para a comunidade LGBTI como para a população em geral". A APF também pretende "contribuir para a desmistificação de preconceitos e consequente discriminação que ainda subsiste na sociedade portuguesa".
Esta iniciativa insere-se no projeto de intervenção para a ‘Promoção da Igualdade de Género e no Combate à Discriminação com base na Orientação Sexual e Identidade de Género’, elaborado pela APF em parceria com a Sê Mais Sê Melhor - Associação para a Promoção do Potencial Humano, aprovado em fevereiro passado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Ao longo da semana que antecede a marcha e o arraial, está prevista "a realização de um conjunto de atividades", refere ainda a APF.
Além dos problemas da comunidade LGBTI, a associação - uma Organização Não Governamental nacional, fundada em 1967 - também atua na área da saúde e na educação para os direitos sexuais, entre outras.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt