Marinha e PJ caçam novo narcosubmarino ao largo dos Açores. Tinha um recorde de oito toneladas de cocaína
Este é o terceiro semissubmerssível apreendido em menos de um ano pela Marinha e PJ em alto mar, no oceano Atlântico.
Uma operação em alto mar, ao largo dos Açores, levou a que a Marinha e a Força Aérea, numa ação coordenada com a Polícia Judiciária, tivesse apreendido esta sexta-feira um narcosubmarino que teria perto de oito toneladas de cocaína, soube o CM. A droga, uma quantidade que a confirmar-se será um recorde, era proveniente da América do Sul e seria transferida para lanchas rápidas que a desembarcariam na Península Ibérica.
Foram detidos quatro sul-americanos que operavam o semisubmerssível, que acabou por afundar devido às condições de mar. A droga e os detidos, no entanto, foram colocados pela Marinha e PJ em segurança a bordo do navio patrulha que serviu de base à operação. Esse navio da Marinha estava este sábado à noite ainda a caminho do Porto de Ponta Delgada, onde a droga será desembarcada e pesada.
Esta operação iniciou-se com uma informação do MAOC (o centro internacional de análise ao tráfico de droga por mar sediado em Lisboa).
Este foi o terceiro semissubmerssível apreendido em menos de um ano pela Marinha e PJ em alto mar, no oceano Atlântico. O primeiro encontra-se nos Açores para ser estudado por militares e polícias. O segundo também afundou. Em todos os casos foram apreendidas as toneladas de cocaína que transportavam e detidos os tripulantes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt