Marinha treina abordagens a embarcações suspeitas no Algarve com fuzileiros e militares ingleses
Exercício Allgarvex durou dois dias.
Dois navios da Marinha portuguesa e um da Marinha britânica, com base em Gibraltar, estiveram durante dois dias a fazer treinos militares, com a participação de fuzileiros, ao largo do Algarve.
O exercício Allgarvex foi organizado pelo Comando da Zona Marítima do Sul, e realizou-se ao largo de Portimão e Lagos. Estiveram envolvidos nos treinos militares tendo o NRP Cassiopeia, o NRP Hidra e o Destacamento de Abordagem dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa, assim como o navio inglês da Royal Navy Gibraltar Squadron, HMS Cutlass.
Segundo o CM apurou, durante o exercício foram simuladas abordagens a embarcações suspeitas, nomeadamente ligadas ao narcotráfico ou imigração ilegal, com disparo de tiro real.
Segundo a Marinha, o objetivo foi a "partilha de conhecimentos de operações navais, que carecem de uma pronta resposta de execução às ameaças, através de meios rápidos e flexíveis para um largo espectro de tarefas, como sejam a guerra assimétrica, a abordagem a navios suspeitos e os procedimentos de proteção própria, quando a navegar em zonas confinadas e costeiras".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt