Mariscador resgatado após cair de uma rocha
Esteve cerca de 20 minutos na água.
Um mariscador com cerca de 45 anos caiu no sábado de manhã ao mar na Ponta da Atalaia, em Aljezur, depois de ter sido arrastado por uma onda que o foi buscar à rocha onde se encontrava a apanhar perceves, com outros colegas. A vítima, de Vale da Telha, acabou por ser resgatada por um helicóptero da Força Aérea.
José Leonor foi salvo do mar por dois colegas, que se mantiveram sempre com ele até à chegada do meio aéreo. A maré vaza ajudou-os. "Ele caiu ao mar e esteve dentro de água cerca de 20 minutos, até o conseguirmos içar para uma rocha, onde ficámos ilhados", relatou ao CM José Vitorino Marreiros, um dos mariscadores. A vítima, que sofreu vários hematomas e havia suspeitas de fratura de uma perna, esteve sempre consciente dentro de água mas acabou por entrar em choque quando, finalmente, foi içada pelos colegas para a rocha. "Durante minutos ele esteve semiconsciente. Depois ficou muito ansioso, mas acabou por acalmar".
A Autoridade Marítima foi alertada e deslocou para o local a embarcação salva-vidas de Sagres e uma equipa da Polícia Marítima, por terra, tendo ainda ativado o meio aéreo. "Verificámos que o salva- -vidas não podia atuar, devido ao mar forte, pelo que o resgate teve de ser feito pelo ar", explicou ao CM o comandante Carvalho Pinto, da Capitania do Porto de Lagos, que coordenou as operações. Os Bombeiros de Aljezur estiveram no local, mas o mar agitado não permitiu o socorro imediato à vítima.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt