"Matei para não morrer": libertado homem que atingiu sem-abrigo com ferro na cabeça em Paredes
Homem de 32 anos diz que ia ser ele o agredido. Ficou em prisão domiciliária.
Um homem, de 32 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) do Porto por ter assassinado um sem-abrigo e espancado outro em Lordelo, Paredes, na terça-feira ao final da tarde. Está indiciado por dois crimes de homicídio, um deles na forma tentada. Mas esta sexta-feira, em tribunal, explicou que matou "para não morrer", já que a vítima avançou contra ele com o ferro. Desarmou-o e atuou em legítima defesa, afirmou. Ficou em prisão domiciliária por ordem do juiz.
O episódio de violência ocorreu na rua, junto ao mercado municipal. Nuno Sousa, de 48 anos, e Paulo Ferreira, de 57, estavam a fazer uma fogueira junto à loja, onde residem em situação de sem-abrigo, quando se desentenderam com o arguido. Os sem-abrigo não gostaram e Nuno terá pegado num ferro para agredir o arguido.
Em reação, no meio da confusão, o homem conseguiu apoderar-se do ferro e espancou os sem-abrigo com violência na cabeça. “Dada a brutalidade” das agressões, Paulo foi de imediato transportado para o hospital com “graves lesões neurológicas”. Já Nuno terá recusado receber assistência hospitalar. Mas no dia seguinte, foi encontrado inanimado por uma comerciante. Ainda foi transportado para o hospital de Penafiel, mas não resistiu a uma grave lesão cranioencefálica e morreu.
Paulo e Nuno residiam naquela loja do antigo mercado municipal, cedida pela autarquia, há cerca de um ano e meio. São conhecidos da população por furtarem diversos materiais, nomeadamente ferro e cobre, que derretiam e vendiam para a sucata. Seria isso que estariam a fazer quando foram repreendidos pelo arguido.
A GNR tomou inicialmente conta do caso, contudo a investigação passou, mais tarde, para a alçada da PJ. Na sequência das diligências os inspetores conseguiram identificar o suspeito e avançaram para a detenção na quinta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt