Meio milhão de euros para iluminação de Natal no Algarve
Na generalidade dos concelhos, as luzes serão acesas no início do próximo mês.
Uma verba superior a meio milhão de euros (mais IVA) será gasta este ano pelas autarquias algarvias em iluminação de Natal, apurou o CM. Albufeira, Faro e Portimão são as câmaras que mais vão investir, enquanto Vila Real de Santo António - autarquia que enfrenta grandes dificuldades financeiras - decidiu reduzir os gastos.
Na generalidade dos concelhos as luzes serão ligadas no início de dezembro.
Em Albufeira, o principal concelho turístico do Algarve, a autarquia já adjudicou a uma empresa privada a instalação de iluminação decorativa de Natal em 30 artérias e rotundas do concelho, sendo as luzes ligadas já no próximo dia 23 deste mês e desligadas a 6 de janeiro de 2019.
O custo total ascende a 74 mil euros. Na capital algarvia, Faro, o investimento cifra-se igualmente em torno dos 74 mil euros, enquanto a autarquia de Portimão espera gastar um valor entre os 65 e os 70 mil.
A Câmara de Loulé recorre habitualmente a material próprio em vez de contratar serviços externos, mas uma empresa municipal - a Inframoura - vai pagar 43 mil euros a uma empresa privada para instalar luzes de Natal em Vilamoura.
Entretanto, Tavira vai investir cerca de 50 mil euros, Olhão 39 mil, Lagoa 38 mil, Lagos 35 mil e Vila do Bispo 25 mil. Existem três câmaras - Castro Marim, Silves e Aljezur - que vão gastar uma verba em torno dos 20 mil euros, enquanto Monchique pretende investir 15 mil, São Brás de Alportel 11 mil e Vila Real de Santo António apenas cinco mil (o ano passado despendeu mais de 20 mil).
A Câmara de Alcoutim irá usar material de iluminação próprio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt