Memorando para reativar quartel de bombeiros no sul do concelho de Leiria já foi assinado

Segundo o memorando, "serão desenvolvidos esforços conjuntos para a realização de atividades", como o transporte de doentes não urgentes e formação de profissionais.

22 de setembro de 2025 às 15:28
Bombeiros Voluntários de Leiria Foto: Rui Miguel Pedrosa
Partilhar

As associações humanitárias dos bombeiros voluntários de Cardosos e da Maceira assinaram um memorando de entendimento para reativar o quartel do sul do concelho de Leiria, segundo o documento ao qual a agência Lusa teve hoje acesso.

"Este documento visa formalizar a cooperação entre as duas associações, com o objetivo claro de criar uma unidade de socorro no quartel dos Cardosos sob a tutela dos Bombeiros Voluntários de Maceira", lê-se no memorando, assinado no domingo, por ocasião do 43.º aniversário da corporação da Maceira.

Pub

Segundo o memorando, "serão desenvolvidos esforços conjuntos para a realização de atividades", como o transporte de doentes não urgentes, formação de bombeiros e capacitação de equipamentos existentes.

"De acordo com a evolução dos recursos humanos e dos recursos materiais afetos ao quartel dos Cardosos, outras valências poderão ser desenvolvidas com o objetivo primordial que é a prestação de socorro à população".

O quartel nos Cardosos foi inaugurado no verão de 2011 e sede da 6.ª Companhia dos Bombeiros Voluntários de Leiria durante 10 anos, que cessou após um diferendo.

Pub

Em julho de 2024, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) deu parecer negativo à criação de um corpo de bombeiros nos Cardosos, que serviria as freguesias de Arrabal e Caranguejeira, e União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça.

"É entendimento desta Autoridade Nacional que o propósito deve ser no sentido de agrupar/fundir CB [corpos de bombeiros] e não criar novos CB, numa lógica de junção de sinergias operacionais, financeiras e de gestão, intenção essa já manifestada pelos restantes CB do concelho de Leiria", justificou, numa missiva à qual a agência Lusa teve acesso.

Para a ANEPC, "a existência de um quartel/instalações com as valências necessárias para o funcionamento de um CB não pressupõe por si só a sua criação, sublinhado também" pela Liga dos Bombeiros Portugueses e pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.

Pub

"(...) Entende-se não ser oportuno, nem tão pouco necessário, do ponto de vista operacional e da prestação do socorro, a criação de um novo corpo de bombeiros na área do município de Leiria", sugerindo-se ao invés "fazer uma escala semanal de uma EIP [equipa de intervenção permanente] nas instalações do quartel dos Cardosos ou a eventual rentabilização das instalações partilhando-as com os Bombeiros Sapadores de Leiria ou com os Sapadores Florestais".

Em comunicado emitido na ocasião, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários dos Cardosos pediu o apoio "de todos para uma luta que não é apenas da direção, mas de todos os residentes do sul do concelho de Leiria", considerando que a "criação de um corpo autónomo nesta associação é o caminho certo e corresponde aos anseios dos residentes" desta zona.

As populações daquelas freguesias "merecem ter um socorro mais próximo, com redução de tempos de espera, e isso só é possível com um corpo de bombeiros local, com uma presença mais frequente na vida de todos", adiantou a estrutura no comunicado, através do qual a associação assegurou que não iria "recuar na intenção de criar um corpo de bombeiros".

Pub

Na sequência da decisão da ANEPC, a direção da associação dos Cardosos contactou a corporação da Maceira para uma eventual colaboração entre as duas, para reativar o quartel nos Cardosos, disse hoje o comandante dos Bombeiros Voluntários da Maceira, Faustino Fernandes.

De acordo com Faustino Fernandes, "o primeiro passo foi formalizado com a assinatura do memorando de entendimento" no domingo.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar