Menina salva família
Criança de oito anos encontrou avós e tio já desmaiados e foi para a rua pedir ajuda.
A menina salvou a família toda." Cecília Marques não consegue esconder a emoção ao descrever a forma como a sobrinha, de apenas oito anos, evitou que os avós e o tio morressem intoxicados com monóxido de carbono de uma braseira em casa durante a madrugada de ontem, em São Geraldo, Tábua.
Beatriz, que também foi hospitalizada com sintomas de intoxicação, estava no quarto quando, pelas 05h00, se sentiu mal. Foi pedir ajuda aos avós, de 55 e 65 anos, e ao tio, de 33, mas estes não responderam. "Ao ver que estavam desmaiados, veio para a rua gritar e bater à minha porta", diz ao CM o vizinho Abílio Bernardo, que deu o alerta.
Inicialmente, Beatriz foi gritar por socorro para a janela. Como ninguém a ouviu, foi para a rua. Quando Abílio Bernardo abriu a porta de casa, deparou-se coma menina a chorar em pânico. "Só gritava: ‘Acudam que os meus avós estão desmaiados’." A tia da criança diz que, "se não fosse ela, tinham morrido todos". A família reside em Lisboa e estava na aldeia a passar uns dias. "Como a casa estava muito fria, a minha irmã acendeu a braseira", conta Cecília Marques. As vítimas foram socorridas pelos Bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha. Segundo Ricardo Martins, um dos elementos que estiveram no local, 2 dos adultos inspiravam mais cuidados.
Beatriz está no Hospital Pediátrico e a família nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt