Militares portugueses elogiados na Eslováquia
Exército português integra batalhão de infantaria eslovaco.
A participação do Exército português num exercício da NATO na Eslováquia foi alvo de elogios formais "das altas entidades políticas e militares" daquele país da União Europeia, assegurou esta sexta-feira ao CM fonte oficial daquele ramo militar.
O exercício multinacional "Slovak Shield 19", que teve início a 25 de outubro e terminou na quinta-feira, contou com a participação de 60 militares (uma companhia de atiradores) do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas, do Regimento de Infantaria Nº13, de Vila Real.
É considerado "o maior exercício militar, nacional e internacional, na Eslováquia" e contou este ano com participantes, além de Portugal, da Eslováquia, República Checa, Polónia, Hungria e dos Estados Unidos.
Os militares do Exército português, que integravam um batalhão de infantaria eslovaco, "efetuaram treino operacional em diferentes cenários e em condições adversas, no âmbito das operações defensivas, tendo como premissa a capacidade de defesa coletiva dos países membros da NATO", descreve o Exército. As entidades locais destacaram "o desempenho, a resiliência e, sobretudo, o profissionalismo dos nossos militares".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt