Dois agentes da PSP detidos nas buscas a esquadras por suspeitas de tortura

Procuradores do DIAP de Lisboa estão a realizar diligências nas esquadras do Bairro Alto e Rato. Há dois mandados de detenção contra polícias.

Atualizado a 10 de julho de 2025 às 18:20
Partilhar

Dois agentes da PSP foram, esta quinta-feira, detidos na sequência de buscas feitas por procuradores do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP) nas esquadras da PSP do Rato e do Bairro Alto, em Lisboa. Segundo informações recolhidas pelo NOW, há suspeitas do crime de tortura, praticado numa dessas esquadras. O Ministério Público confirma que foram emitidos mandados de detenção contra dois polícias, que o CM sabe serem da esquadra do Rato.

Em causa, sabe o CM, estarão, entre outras, agressões a pequenos traficantes de droga. Pequenas quantidades das drogas que essas pessoas tinham consigo eram desviadas pelos polícias, alegadamente para consumo próprio. Os autos eram falsificados para 'esconder' esses crimes.

Por essa razão, o DIAP Regional de Lisboa está também, além da tortura, a investigar outros crimes, nomeadamente ofensas à integridade física qualificadas, peculato e falsificações, cometidos por agentes da PSP.

Pub

Até ao momento, não foi possível apurar se o Ministério Público concretizou as detenções.

No âmbito de inquérito a correr termos no DIAP de Lisboa, estão em curso buscas domiciliárias e não domiciliárias, estas últimas nas esquadras.

"Até ao momento, encontram-se denunciados cerca de uma dezena de ilícitos", refere o MP. Foi a PSP a denunciar os alegados crimes, acrescenta a nota.

Pub

Já a PSP, confirmou a realização de buscas no âmbito de um processo em investigação no DIAP e que está a colaborar.

"Estas buscas estão a decorrer em algumas esquadras da 1.a Divisão Policial de Lisboa, não havendo ainda detidos", adiantou fonte da PSP.


Em atualização

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar