Trabalhador morre nas minas de Aljustrel

Acidente de trabalho ocorreu por volta das 09h50.

19 de maio de 2015 às 13:29
24-03-2015_21_38_54 bolacha acidente.jpg Foto: Nuno Costa
Partilhar

Um homem de 48 anos morreu esta terça-feira vítima de acidente de trabalho nas minas de Aljustrel, no Alentejo, divulgou a empresa concessionária do complexo mineiro.

Segundo a Almina, num comunicado enviado à agência Lusa, após o acidente, que ocorreu de manhã, no jazigo de Feitais, o homem, trabalhador de um empreiteiro, foi "imediatamente assistido" pelas equipas médica e de resgate mineiro da empresa concessionária, mas acabou por falecer no local.

Pub

Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Beja adiantou à Lusa que o trabalhador terá morrido vítima de uma queda no interior das minas de Aljustrel, no distrito de Beja, e que o alerta para o acidente foi dado às 09h50.

Causas do acidente desconhecidas

Pub

"Imediatamente após o acidente, foram acionados os mecanismos de emergência e reação previstos na empresa e alertadas as autoridades competentes, que procederam em conformidade", indica a Almina, referindo que o empreiteiro já iniciou um inquérito de investigação para determinar as causas do acidente.

As operações de socorro mobilizaram duas ambulâncias e três elementos dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Beja e uma patrulha da GNR.

Aberto inquérito para apurar causas de acidente

Pub

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) abriu um inquérito para averiguar as circunstâncias do acidente de trabalho que provocou hoje a morte de um trabalhador, de 48 anos, nas minas de Aljustrel, no Alentejo.

Por se tratar de um acidente de trabalho mortal, uma equipa de inspetores da instituição esteve no local a recolher elementos para desenvolver as averiguações necessárias e elaborar o inquérito, disse à agência Lusa o diretor da Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo da ACT, Carlos Graça.

Segundo o responsável, "assim que foi alertada pela proteção civil de Beja, a ACT deslocou para o local uma equipa de inspetores, que, em conjunto com a Direção-Geral de Energia e Geologia, procede a averiguações".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar