MP acusa de homicídio qualificado homem que desfez à sacholada crânio a mulher que lhe devia 35 euros

Filipe Azevedo, de 51 anos, foi agora acusado pelo Ministério Público (MP) por um crime de homicídio qualificado.

11 de julho de 2026 às 15:28
Idosa Teresa Oliveira atacada em Adaúfe após abrir portão. Ficou com o crânio desfeito
Idosa Teresa de Jesus Oliveira, de 71 anos, atacada à paulada em Adaúfe, Braga
PJ de Braga detém homicida por morte de Teresa de Jesus Oliveira, de 71 anos Foto: DR

1/3

Partilhar

Filipe Azevedo, 51 anos, tinha realizado pequenos trabalhos na casa e no quintal de Teresa Oliveira, de 71 anos, no início de dezembro do ano passado. Os trabalhos não terão sido pagos de imediato e o jornaleiro exigia a Teresa os 35 euros em dívida. No dia 15 de dezembro, às 11h00 da manhã foi até à casa da viúva, em Adaúfe, Braga, enfurecido. Deu pontapés no portão a exigir o dinheiro. Teresa abriu o portão e foi barbaramente atacada com a própria enxada na cabeça. Ficou desfigurada e com o crânio desfeito. Filipe abandonou o local, mas antes de sair arrastou, com os próprios pés, as pernas da idosa que estavam a impedir o portão de fechar.

O jornaleiro, que residia na mesma freguesia, foi detido um dia depois pela Polícia Judiciária de Braga e está em prisão preventiva. Foi agora acusado pelo Ministério Público (MP) por um crime de homicídio qualificado, mas deverá ser considerado inimputável. Filipe Azevedo sofre de perturbação do desenvolvimento intelectual, mas o MP diz que a personalidade do arguido lhe confere "marcada perigosidade". Na acusação, a que o CM teve acesso, é referido que existe "fundado receio que possa vir a cometer factos idênticos, caso não seja compelido a tratamento psiquiátrico".

Pub

O crime ocorreu na manhã do dia 15 de dezembro, mas o cadáver só foi descoberto na tarde do dia seguinte, após alerta de um vizinho que estranhou a ausência de movimento na casa onde Teresa vivia sozinha com os animais de companhia. O corpo foi encontrado no chão do logradouro, logo à entrada do portão. Teresa tinha o crânio desfeito. Perdeu grande parte da massa encefálica devido aos vários golpes de enxada que sofreu.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar