MP acusa dois homens que descarregaram haxixe na Praia do Amado no Algarve
Arguidos estrangeiros descarregaram 25 fardos de haxixe e pertenciam a um grupo de dez indivíduos.
O Ministério Público (MP) de Portimão deduziu acusação contra dois homens, ambos estrangeiros, detidos pela GNR em julho de 2025, quando descarregavam fardos de haxixe na praia do Amado, em Aljezur, informou esta sexta-feira a Procuradoria de Faro.
Segundo um comunicado divulgado no portal da Procuradoria da República da Comarca de Faro, os arguidos integravam um grupo de cerca de dez indivíduos que utilizaram uma embarcação para transportar haxixe do mar para aquela praia, na Carrapateira, no concelho de Aljezur, na noite de 24 de julho do ano passado.
Segundo a acusação, os dois homens procederam "à colocação de uma embarcação insuflável no mar, que se deslocou da praia até uma lancha de alta velocidade onde se encontrava armazenado" o produto estupefaciente.
"Um dos indivíduos conduziu a lancha voadora até terra, onde foram descarregados 25 fardos de haxixe, com o peso de 875 quilogramas", sendo o produto posteriormente acondicionado numa carrinha, especificou a Procuradoria.
Na operação, a Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu numa segunda carrinha, três armas de guerra com números de série rasurados e carregadores municiados.
Numa terceira viatura foram encontrados 98 jerricãs, com cerca de 2.450 litros de combustível "destinado ao abastecimento da lancha voadora", explicou a Procuradoria.
Os dois detidos permanecem em prisão preventiva, tendo a investigação sido conduzida pela Polícia Judiciária e titulada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Portimão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt