MP reabre inquérito que envolve presidente da Câmara de Vizela por suspeitas de violência doméstica

Processo terminou sem que Victor Hugo Salgado tenha sido constituído arguido ou interrogado.

01 de julho de 2025 às 15:17
Victor Hugo Salgado Foto: André Cravinho
Partilhar

O Ministério Público (MP) reabriu o inquérito que investiga suspeitas de violência doméstica cometida pelo presidente da Câmara de Vizela, Victor Hugo Salgado, sobre a mulher, indicou esta terça-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR).

"Confirma-se que foi determinada a reabertura do inquérito com vista à realização de diligências complementares", adianta a PGR, em resposta escrita enviada à agência Lusa.

Pub

O inquérito por alegada violência doméstica envolvendo o atual autarca de Vizela, distrito de Braga, e ex-presidente da Federação Distrital de Braga do PS, Victor Hugo Salgado, tinha sido arquivado em maio deste ano, após a alegada vítima, sua mulher, se ter recusado a prestar declarações aos procuradores e ter desistido da queixa.

O processo terminou sem que Victor Hugo Salgado tenha sido constituído arguido ou interrogado.

A Lusa tentou contactar hoje o presidente da Câmara de Vizela no sentido de obter uma reação à reabertura do inquérito, mas Victor Hugo Salgado não atendeu as chamadas nem respondeu às mensagens.

Pub

Após a decisão de arquivamento do inquérito, o procurador-geral da República admitiu que o processo ainda estava dentro do prazo "para a intervenção hierárquica" e que ainda podia vir a ser reaberto.

"Os superiores hierárquicos estão a analisar o despacho de arquivamento, e dentro do prazo da intervenção hierárquica, que são 20 dias sobre o despacho e a respetiva notificação, têm possibilidade de tomar uma posição relativamente a isto, nomeadamente de mandar fazer outras diligências que entendam que devem ser feitas", disse Amadeu Guerra, em 23 de maio.

Na sequência desta investigação, o PS nacional retirou o apoio à recandidatura de Victor Hugo Salgado, que também se demitiu de presidente da Federação Distrital de Braga do PS.

Pub

Em desacordo com a decisão do PS nacional, a concelhia de Vizela do partido decidiu não apresentar candidato às próximas eleições autárquicas, manifestando apoio à recandidatura independente de Victor Hugo Salgado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar