Mulher 'limpa' turistas em casas de férias
Gestora de alojamento local furtava dinheiro e cartões de crédito.
Como gestora de vários alojamentos locais na Baixa de Lisboa, a mulher, de 37 anos, tinhas as chaves das casas e a obrigação de fazer as limpezas. Só que limpava muito mais do que quartos e casas de banho. Furtou dinheiro, telemóveis e cartões de crédito dos turistas lá alojados, num saque de mais de uma dezena de milhares de euros.
Segundo explicou ao CM o comissário Nelson Ribeiro, adjunto do comandante da Divisão de Investigação Criminal, na posse dos cartões a detida e o seu companheiro, um homem de 42 anos, faziam compras "de material informático e de telecomunicações, que depois vendiam em plataformas da internet".
Os cartões eram usados até que as vítimas os cancelassem. Tinham 10 mil euros no banco e 12 mil em bens. "Estão indiciados de sete crimes de furto e nove de burla [uso dos cartões]. Veremos se aparecem mais casos", afirmou o oficial da PSP.
A investigação prolongou-se por três meses, após ter sido verificado o aumento do número de casos de furtos em alojamentos locais nas zonas históricas de Lisboa.
Nelson Ribeiro revelou que, nos últimos três meses, e apenas na freguesia de Santa Maria Maior (Baixa), foram registados 60 furtos a turistas em hotéis e alojamentos locais.
"Mas em todo o ano, e apenas na Divisão de Investigação Criminal, detivemos 40 pessoas por esses crimes", assegurou. Na proteção aos turistas foram ainda apanhados 280 carteiristas, muitos deles mais que uma vez.
O casal agora detido foi colocado em prisão preventiva.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt