Municípios do Douro Superior querem nova ligação ferroviária
Empresa estima produção de 1,6 milhões de toneladas de minério.
Aconstrução de uma ligação ferroviária entre a estação do Pocinho, em Foz Coa, e Vila Franca das Naves, em Trancoso, seria a solução para o escoamento do minério de ferro das minas do Carvalhal. A convicção é de Nuno Gonçalves, presidente da Associação de Municípios do Douro Superior e presidente da Câmara de Trancoso. "Esta ligação poderá ser complementar à linha do Douro, já que se constitui numa alternativa para o escoamento de mercadorias e do minério de ferro que vai sair do concelho de Moncorvo para vários pontos da Europa", disse o autarca. A ser uma realidade, a ligação deverá ter cerca de 60 quilómetros.
"Podemos aproveitar o canal ferroviário da antiga linha do Sabor para fazer a ligação do local da extração do minério de ferro para ser transportado até ao Pocinho e depois seguir o seu percurso até às siderurgias", explicou o autarca.
Nuno Gonçalves esclarece que os custos da nova ligação serão inferiores aos da construção de duas estações do metropolitano em Lisboa ou Porto e lembra que a União Europeia escolheu 2018 para ser o ano das grandes ligações ferroviárias, entre elas a linha férrea do Douro. "A União Europeia fez um estudo sobre 365 linhas ferroviárias no espaço europeu, ficando a linha do Douro no 48º lugar das mais rentáveis", observou. O autarca garantiu que a linha do Douro - que vai do Pocinho a Campanhã (e S. Bento), no Porto - é a forma mais rápida e mais curta para fazer a ligação ao Porto de Leixões.
As previsões da empresa Ferro de Moncorvo apontam que nos primeiros cinco anos de exploração, a produção de minério produzido na mina evolua, em cinco anos, das 800 mil toneladas para um milhão e 600 mil toneladas.
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