page view

Físico português que dirigia laboratório no MIT morto a tiro em Boston

Informação foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros no parlamento.

16 de dezembro de 2025 às 15:09

O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi esta terça-feira assassinado a tiro em Boston.

Paulo Rangel falava no início da sua audição regimental na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, que esta terça-feira, por iniciativa do presidente da comissão, José Cesário, começou com um minuto de silêncio pela morte de duas crianças lusodescendentes em França, na sequência de uma explosão de gás.

Rangel associou-se a este minuto de silêncio e lamentou a morte das duas crianças, de três e cinco anos, partilhando com os deputados a notícia da morte de Nuno Loureiro, assassinado a tiro em Boston.

Nuno Loureiro dirigia o Centro de Ciência do Plasma e Fusão do MIT desde maio de 2024.

Antigo aluno do Instituto Superior Técnico (IST), a investigação de Nuno Loureiro focava-se em física teórica e nas suas aplicações na fusão.

Segundo a página do MIT na internet, Nuno Loureiro tinha "um interesse ativo em vários aspetos fundamentais da dinâmica do plasma magnetizado, tais como reconexão magnética, geração e amplificação de campos magnéticos, confinamento e transporte em plasmas de fusão e turbulência em plasmas fortemente magnetizados e fracamente colisionais".

Nuno Loureiro formou-se em Física pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (Portugal) em 2000 e obteve o doutoramento em Física pelo Imperial College London (Reino Unido) em 2005. Realizou pós-doutoramento no Laboratório de Física de Plasma de Princeton entre 2005 e 2007 e no Centro de Energia de Fusão Culham da UKAEA entre 2007 e 2009. Antes de ingressar no MIT em 2016, fez pesquisa no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST Lisboa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8