Navios de guerra russos cruzam mar português
Embarcações são vigiadas pela Marinha e Força Aérea.
Dois navios de guerra russos - um de guerra eletrónica e o outro de capacidades logísticas - estão a cruzar ao largo de Portugal continental, de norte para sul, nos próximos dois dias, sendo acompanhados pela Marinha e Força Aérea.
De acordo com o Estado-Maior-General das Forças Armadas, será feito o “acompanhamento de uma Força Naval da Federação Russa, durante a sua passagem pela Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa”. Os navios russos não deverão entrar em mar territorial de Portugal.
No percurso do mar da Biscaia em direção ao Mediterrâneo, serão vigiados por navios de superfície, eventualmente por um submarino e por um avião de vigilância. “É procedimento normal sempre que navios de guerra de países que não pertencem à NATO navegam dentro da ZEE portuguesa”, afirmam as Forças Armadas.
Este domingo, a Marinha anunciou ter intercetado um petroleiro de bandeira síria - o ‘Ares’, de 247 metros - 155 km a sul de Portimão, por indiciar estar a preparar a trasfega de crude russo. Seguiu para sul para fora da ZEE de Portugal. Na semana passada, na Madeira, foram ‘enxotados’ dois petroleiros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt