Neve cai no Algarve

O frio parece não querer dar tréguas. Os portugueses vão continuar a sofrer com as temperaturas baixas, pelo menos, até domingo. Hoje, o dia está já marcado pela queda de neve em Monchique, no Algarve, e pelas dezenas de estradas cortadas de Norte a Sul do País.

10 de janeiro de 2009 às 12:21
Neve cai no Algarve Foto: D.R.
Partilhar

A neve começou a cair na região algarvia ainda o relógio não marcava às 08h00, mas, até ao momento, não ha registo de qualquer transtorno, pelo que a Protecção Civil não activou meios para o local.

Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), o tempo frio, com acentuado arrefecimento nocturno, deverá continuar até amanhã, sendo possível a queda de neve em todas as regiões do litoral até ao Algarve, designadamente a região de Lisboa. O Norte e Centro do País podem igualmente ver neve.

Pub

A temperatura mínima deverá subir na segunda-feira com o aumento gradual da nebulosidade e ocorrência de precipitação, prevê o IM.

POVOAÇÃO ISOLADA E CAMIONISTAS RETIDOS 

A povoação de Monte de Santa Isabel, no concelho de terras do Bouro, Braga, estava, por voltas das 08h00 deste sábado, isolada devido à neve que levou ao corte dos acessos municipais, não tendo ainda sido possível abrir uma via de ligação.

Pub

Este não é a única consequência do mau tempo que está a afectar as estradas portuguesas. Na região da Guarda, mais precisamente na A25 entre Aveiro e a cidade da Guarda, e na Serra do Marão, foram vários os camionistas que esta noite  ficaram bloqueados devido à queda da neve.

Os condutores dos pesados presos na Serra do Marão queixaram-se, entretanto, de falta de assistência. Acusações recusadas pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Amarante, Jorge Rocha, que, em declarações à rádio TSF,  disse ter sido prestado todo o auxílio possível.

O responsável adiantou ainda que convidou os condutores dos pesados a passar a noite no quartel dos Bombeiros, mas os camionistas recusaram e preferirem pernoitar dentro dos veículos.

Pub

Quem não recusou a oferta foram os cerca de 30 passageiros e condutores de dois autocarros que ficaram retidos, durante a noite de sexta-feira, na A4.

Jorge Rocha adiantou ainda à TSF que os camiões e autocarros que se encontravam bloqueados na A4 já foram rebocados, mas que a auto-estrada permanece cortada ao trânsito. No entanto, alguns destes veículos vão poder prosseguir a viagem, visto o IP4 ter sido reaberto por volta das 12h00, estando a via transitável entre Amarante e Vila Real.

ESTRADAS INTRANSITÁVEIS DE NORTE A SUL

Pub

Diversas estradas continuam cortadas ou encerradas, este sábado, devido à queda de neve e do gelo.

No distrito de Braga, estão cortadas as Estrada Nacional (EN) 304, entre Covide e Salamonde, a 308-1 (Vilar Veiga/Portela Homem); 103 (Tabuaças/Ruivães);307 (Chamoim/Covide);213 (Celorico da Beira/Mondim de Bastos) e 311 (Cabeçeiras de Basto/Fafe). 

O trânsito está igualmente cortado nos acessos municipais em Ruivães, entre Covide e Salamonde e entre Chorense e Monte de Santa Isabel. 

Pub

Em Viseu, o acesso à A25 (Tondela) está cortado, assim como a EN321, entre Castro D'Aire e Cinfães, a EN2 (Castro D'Aire/Lamego) e a EN228 (Fornelo/ Monte). 

Cerca de dez Estradas Municipais (EM) , neste distrito, estão cortadas ou condicionadas. 

Em Vila Real está cortada a estrada que liga Lamas de Olo a Mondim de Bastos e condicionadas a EN103 (Boticas/Alto de Fontão); EN206 (Ribeira de Pena/ Vila Pouca de Aguiar) e EN-311 (Boticas/Salto). 

Pub

Está condicionado o acesso à A24 entre Vila Real e Chaves, o IP4 entre Vila Real/Amarante e Vila Real/ Murça e a A7 de Vila Pouca/Ribeira de Pena.

Estão também condicionadas as EN206 entre Vila Pouca de Aguiar e Carrazeda Montenegro, a EN312 de Boticas a Canedo, a EN2 de Vila Real a Chaves, a EN212 de Alijó a Pópulo, a EN-312 entre Mondim de Bastos e Ribeira de Pena e a EN304 de Mondim de Bastos a Alto Velão. 

As estadas municipais que ligam Mondim de Bastos a Bilhó e Murça a Carrazeda Montenegro estão igualmente condicionadas.   

Pub

Na região da Guarda estão cortados todos os acessos ao Maciço Central da Serra da Estrela e a EN16 entre Alto de Leomil e Castelo Bom e em Castelo Branco estão cortadas a EN338 (Covilhã /Piornos/ Torre) e a EN339 (Piornos/Manteigas).

Em Aveiro estão cortados todos os acessos à Serra da Freita, a EN227 (Arões/ Junqueira), a EM324 (Arouca/Cabreiros) e condicionadas a EM Dornelas/Arestal.

Na zona do Porto, a EN101 (Amarante/Mesão Frio), a A4 (Porto/Amarante) e o

Pub

IP4 (Capelos/Amarante) estão cortadas e o acesso a Gondomar pelo IC29 está condicionado. 

No distrito de Viana do Castelo estão cortadas a EN202 (Lamas de Mouro / Castro Laboreiro) e condicionadas a EN202 (Giela /Cabana Maior); EN303 (Bico/ Rio Moinhos e Rio de Moinhos/ Senherei); a EN 301 (Insalte/ Padroso) e a EN202-2 (Grade/Carralcova). 

Em Portalegre está condicionado o acesso à Serra de São Mamede, na EN246-2.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar