Novo simulador poupa milhões na Marinha
Ações táticas que se realizavam no mar e em navios são agora rentabilizadas em terra.
Um novo simulador de ação tática, que será esta sexta-feira inaugurado na base do Alfeite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai poupar à Marinha no longo prazo milhões de euros no treino individual, de tripulações e forças conjuntas.
"Permitirá treinar em terra ações que se realizam no mar, rentabilizando o treino e reduzindo os custos associados", explica ao CM Silvestre Correia, diretor do Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval.
O sistema "permite a simulação de táticas e procedimentos operacionais nos ambientes de guerra antissubmarina, aérea, superfície e guerra eletrónica", tanto em cenários convencionais como nos "assimétricos ou híbridos", como ataques terroristas por lanchas e mísseis portáteis, refere Silvestre Correia.
O sistema treina simultaneamente em terra 12 navios, submarinos e meios aéreos, bem como comando da força conjunta e Estado-Maior. "A sala de controlo injeta os incidentes na simulação e avalia a reação dos diferentes meios. Treinamos a realidade antes que a realidade nos treine", afirma a Marinha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt