Número de reclusos ultrapassa 13 500

O número de reclusos nas prisões portuguesas ultrapassou os 13 500 em 2012, atingindo o valor mais elevado dos últimos oito anos, segundo as estatísticas da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

09 de janeiro de 2013 às 01:00
RECLUSOS, CADEIA, PRISÃO, Foto: Tiago Petinga/Lusa
Partilhar

No final de dezembro havia 13 504 reclusos, o que corresponde a um aumento de 6,4 por cento da população prisional em relação a 2011. Durante o último ano entraram mais 823 reclusos para as prisões portuguesas.

Ontem, cerca de 20 pessoas manifestaram-se nas imediações do Estabelecimento Prisional de Lisboa. "Este protesto surge no seguimento de denúncias e queixas de presos e familiares de casos de tortura e espancamentos físicos e psicológicos", explicou o sociólogo Ricardo Loureiro, da Associação Contra a Exclusão pelo Desenvolvimento. O presidente do Sindicato dos Guardas Prisionais, Jorge Alves, refuta as acusações.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar