O São João é de Braga com bailes até de manhã
Muito que ver e que fazer até ao Fogo da Ponte, marcado para a uma da manhã.
O São João é de Braga e é braguês." A frase transborda de orgulho e é o ponto de partida para aquela que a capital do Minho define como a maior festa popular de Portugal. Hoje, noite grande, há bailes até à manhã de 24. Mas a alegria e o barulho começam mais cedo, bem mais cedo.
O programa, na verdade, já teve início no passado dia 14, só que entrou ontem numa nova velocidade, ou não fosse fim de semana, antes do feriado de segunda-feira. Arraiais e a corrida de S. João - decorria ao fecho desta edição - deram o pontapé de saída para a celebração.
Hoje, a tarde começa com um momento bombástico. Literalmente. ‘Momento Bombástico’ foi o nome dado pela organização ao despique de bombos que terá lugar, a partir das 16h00 , na rua do Castelo. Depois, há música e mais arraiais um pouco por toda a cidade, até às 22h00, altura em que tem início o Cortejo das Rusgas. Pelo meio, claro, sardinhas com força.
E força não deve faltar nas pernas de todos os que vão invadir as ruas bracarenses. É que o tradicional Fogo da Ponte só abre por volta da uma da manhã. E, a seguir, ainda há concerto de Agir, marcado para a 01h30, e bailarico popular, às 02h00, na Av. da Liberdade.
Recorde-se a presença praticamente confirmada de Marcelo Rebelo de Sousa que terá, certamente, de parar muitas vezes para as - também elas já tradicionais - selfies.
Falta saber se S. Pedro dá uma ajuda. Estão previstos períodos de chuva forte para 23 e 24, mas com tréguas na parte da noite, que é, no fundo, a mais importante. Seja como for, a festa não vai parar. Nem em Braga, nem no Porto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt