Operação caça família com império do tráfico no Porto
PSP deteve 15 pessoas no Bairro do Aleixo, numa ação com um total de 300 operacionais.
Dez homens e cinco mulheres, entre os 33 e os 44 anos, com relações familiares, foram detidos pela PSP numa operação classificada "de grande envergadura", na qual foram apreendidas mais de 39 mil doses de heroína e cocaína (mais de quatro quilos), entre terça-feira e quarta-feira.
A família, residente no Bairro do Aleixo, Porto, atuava em rede e em hierarquia. Auferiu com os crimes centenas de milhares de euros.
A investigação a este ‘império do tráfico’ começou há dois anos. "A hierarquização em estratos visava dificultar a nossa ação e diluir a presença dos principais suspeitos na atividade delituosa", referiu o comissário Afonso Sousa, da Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto, explicando que, no grupo, bastante ativo, cada estrato de elementos tinha uma função delimitada, o que dificultou a obtenção de provas.
A droga era vendida, quer no próprio Bairro do Aleixo, quer em todo o Norte e Centro do País, em distritos como Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria.
No total, 300 operacionais da Polícia realizaram 43 buscas, tendo uma delas visado a cadeia de Custoias, em Matosinhos por ligações de uma reclusa à droga. Os bairros da Pasteleira e de Pinheiro Torres também foram alvo de revista.
Foram apreendidos ainda cinco automóveis de alta cilindrada e armas.
Alguns dos arguidos têm já antecedentes pelo mesmo tipo de crime. Vão ser todos presentes ao Tribunal de Instrução Criminal no dia desta quinta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt