Orcas atacam veleiro ao largo do Cabo da Roca
Suspeita-se possíveis danos estruturais no veleiro.
Um velejador solitário lançou um ‘Mayday’ (pedido de ajuda urgente, via rádio), cerca das 14h30 desta sexta-feira, reportando um ataque de um grupo de orcas ao veleiro de 14 metros onde navegava, a cerca de 8 milhas do Cabo da Roca.
O pedido de auxílio foi recebido no COMAR - Centro de Operações Maritimas, e no mesmo o velejador, estrangeiro, dizia em pânico que tinha acabado de ficar sem o leme da embarcação.
Suspeita-se ainda de possíveis danos estruturais no veleiro, apesar de o velejador ter dito à Polícia Marítima que não detetou qualquer entrada de água na estrutura do veleiro.
Foi empenhado o salva-vidas ‘Rainha D.Amélia’ da Estação Salva-Vidas de Cascais, que se encontra neste momento a rebocar o veleiro para a marina de Cascais.
Apesar de o único tripulante da embarcação não ter sofrido ferimentos, o mesmo irá receber assistência devido ao pânico causado pelo ataque de orcas.
O veleiro irá igualmente ser alvo de uma vistoria.
Recorde-se que a presença de orcas em águas portuguesas tem-se tornado frequente nos últimos tempos (vídeo acima), chegando os cetáceos a intaragir com as embarcações.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt