Orcas danificam veleiro ao largo do Cabo da Roca, em Cascais
Embarcação sofreu danos após interação com mamíferos. Dois tripulantes foram auxiliados.
Dois tripulantes de um veleiro que se encontrava à deriva a cerca de 30 milhas (aproximadamente 55 quilómetros) do Cabo da Roca, em Sintra, foram esta quarta-feira de madrugada assistidos por elementos da Estação Salva-vidas de Cascais.
O veleiro sofreu danos na hélice e leme após uma interação com orcas. A ação de socorro foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) em articulação com o Capitão do Porto de Cascais.
O alerta foi recebido pelas 2h14, tendo sido ativada para o local a embarcação "Rainha D. Amélia" da Estação Salva-vidas de Cascais.
À chegada junto do veleiro, os elementos da Estação Salva-vidas deram com duas pessoas, de 48 e 49 anos de nacionalidade brasileira, que se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica. Foi feito o reboque do veleiro até à marina de Cascais, por questões de segurança para a navegação, descreve comunicado da Autoridade Marítima.
O comunicado deixa ainda uma recomendação da Autoridade Marítima Nacional e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF): "Em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilizada a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt