Ossadas descobertas em estacionamento
Vestígios foram encontrados durante os trabalhos de requalificação na zona do largo das Mouras Velhas, em Faro.
As obras de requalificação do largo das Mouras Velhas, no centro da cidade de Faro, junto ao Teatro Lethes – espaço é usado como um parque de estacionamento – desenterraram ossadas humanas antigas durante a semana passada. Os trabalhos estiveram suspensos enquanto a descoberta foi analisada e catalogada por especialistas mas já recomeçaram. A autarquia diz que "é uma situação normal".
A descoberta foi feita pela empresa que está a fazer obras de requalificação do largo das Mouras Velhas na terça-feira, dia 20 de dezembro, apurou o CM. As obras foram suspensas imediatamente e especialistas do Museu Municipal de Faro foram ao local para analisar as duas ossadas desenterradas. Os vestígios foram fotografados e catalogados, mas as obras, entretanto, já foram retomadas.
"Não é a primeira vez que são descobertos esse tipo de vestígios naquele local, uma vez que é uma zona onde já existiram necrópoles", referiu ao CM fonte da autarquia. Suspeita-se que as ossadas descobertas tenham mais de 400 anos.
As obras naquele espaço começaram no início deste mês, de forma a requalificar o largo que é utilizado como bolsa de estacionamento – uma das poucas da Baixa de Faro que é completamente gratuita. É considerada uma das zonas degradadas da cidade, mas agora vai receber arranjos paisagísticos e urbanísticos e vai ainda ser repavimentado o piso rodoviário, mantendo-se a valência de estacionamento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt