Ossos espalhados no cemitério de Ramalde no Porto
Foram encontradas provas de profanação de sepulturas.
Duas campas foram vandalizadas no cemitério de Ramalde, no Porto, na madrugada deste domingo. O alerta foi dado mal o cemitério abriu pelas 08h30. Segundo foi relatado às autoridades, havia ossos espalhados, alegadamente pertencentes às urnas que foram profanadas.
A PSP foi chamada ao local e vai agora investigar. Para recolher provas e para as respetivas operações de limpeza e reparação - por parte de elementos da junta de freguesia de Ramalde -, foi necessário encerrar o cemitério aos fiéis até perto da hora de almoço - sendo que as portas encerram ao domingo às 12h30. Quem entrou depois no local não se apercebeu de qualquer situação de vandalismo.
Nos últimos tempos, a zona de Ramalde tem sido alvo de vários furtos. No cemitério, por exemplo, têm sido levados candeeiros e imagens religiosas em bronze ou em ferro. Já da igreja, os ladrões até chegaram a roubar um sino.
No comunicado da junta de freguesia, a presidente da autarquia, Patrícia Rapazote, informou ainda já terem sido informadas "as famílias visadas", a quem manifestaram a "total solidariedade face ao sucedido e disponibilidade para colaborar com o trabalho das autoridades".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt