Pai e filho detidos pela PSP em Lisboa

Menor, de 16 anos, tinha faca de 19 centímetros de lâmina junto a escola. Pai tentou libertá-lo da esquadra.

26 de setembro de 2025 às 14:10
Menor tinha faca Foto: Getty Images
Partilhar

Um rapaz de 16 anos foi detido pela PSP de Lisboa por posse de uma faca com 19 centímetros de lâmina; e o pai deste, de 37 anos, logo depois por resistência e coação sobre os polícias que levavam o filho, e que ele tentou libertar da esquadra.

De acordo com a PSP, tudo se passou na terça-feira, após um alerta que dava conta de um grupo de jovens, munidos de uma arma branca, nas imediações de um estabelecimento escolar.

Pub

"Chegados ao local, os policias procederam a uma abordagem, confirmando que um dos jovens se encontrava na posse de uma faca com lâmina de 19 cm. Questionado o motivo da posse, o jovem alegou que transportava a arma branca para sua proteção, justificando tal atitude, por já ter sido alvo de agressão anterior por parte de outros jovens", relata a PSP.

A arma foi apreendida e o menor detido e levado para a esquadra. E foi aí que compareceu o pai, "para pedir satisfações, de forma agressiva", aos polícias. "Quando visualizou o seu filho, agarrou os braços dos polícias, numa tentativa clara de impedir as diligências policiais, havendo a necessidade do uso da força para pôr termo aos seus intentos", afirma a Polícia.

A PSP descreve ainda "ameaças verbais aos polícias", "expressões intimidatórias e de teor injurioso" e resistência ativa "às ordens legais que lhe foram transmitidas". "Perante a escalada do comportamento, foi necessário recorrer ao uso da força estritamente necessária e proporcional para assegurar a integridade física dos polícias e de terceiros, bem como garantir a manutenção da ordem e da tranquilidade públicas, motivo pelo qual, foi também detido", relata.

Pub

O filho foi libertado e notificado a ir a tribunal. Já o pai ficou mesmo nas celas para ser presente a juiz, que o libertou com termo de identidade e residência.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar