Papel condena Franklim Lobo a 11 anos de cadeia
Escritos à mão foram a prova que levou à condenação do maior traficante português.
Um simples papel com escritos à mão foi a prova que levou à condenação de Franklim Lobo a 11 anos de prisão por tráfico de droga. É a terceira vez que o homem considerado o maior traficante português é condenado, e só não levou uma pena maior porque foi absolvido do crime de associação criminosa.
O tribunal deu como provado que o ‘barão da droga’ era “o vértice da pirâmide do tráfico” e que “sem ele não havia droga” – recorde-se que Franklim Lobo foi julgado à parte dos arguidos da Operação Aquiles, processo do qual foi extraída uma certidão. Neste esquema, a maior apreensão feita pela PJ aconteceu em dezembro de 2015.
Maria Luísa Caeiro, irmã de um ‘sócio’ de Franklim Lobo, foi ao Brasil e no regresso foi apanhada com um papel em que constava uma série de letras e números.
Era o código de um contentor que chegou dois dias depois ao porto de Sines, onde estavam 82 quilos de cocaína e selos de contentor inviolado novos. Franklim sempre negou qualquer participação nos crimes. A Defesa vai “recorrer até onde a lei o permitir ou ele ser restituído à liberdade”, garante o advogado Lopes Guerreiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt