Paredes quer ser capital das abóboras gigantes
‘O Maior da Minha Aldeia’ é o primeiro concurso a nível internacional e pretende valorizar o trabalho dos agricultores.
Todos os bocadinhos que posso estou aqui junto das abóboras. Há dias que venho cá mais de meia dúzia de vezes por dia. É como cuidar de uma criança." José Pereira é um dos agricultores que disseram sim ao desafio da Câmara Municipal de Paredes e decidiu, juntamente com o irmão, participar no concurso ‘O Maior da Minha Aldeia’, o primeiro a nível internacional realizado em Portugal, integrado no projeto CÁ PAREDES, programa de desenvolvimento estratégico da zona Sul do concelho. O objetivo é promover a economia, a valorização ambiental e transformar Paredes na Capital das Abóboras Gigantes.
"Quando soubemos do concurso, decidimos participar por curiosidade, mas agora estamos muito envolvidos e queremos ganhar", disse Fernando Pereira, o outro responsável pelas abóboras - uma tem já 350 quilos e a outra 315.
"Se tudo correr bem no dia do concurso, a maior pode chegar aos 400 quilos", disse orgulhoso José Pereira, que referiu ainda que é preciso um grande cuidado para as manter saudáveis. "Elas foram plantadas em abril e desde então temos de estar sempre atentos, tirar todas as ervas, cortar as outras que vão nascendo, caso contrário as grandes não crescem. Trabalhamos com gosto", disse José Pereira.
O concurso decorre dias 21 e 22 de setembro, em Aguiar de Sousa, e conta já com 22 inscrições de produtores portugueses e espanhóis, mas o número de concorrentes pode aumentar.
Caso cheguem ao dia do concurso intactas e sejam as vencedoras, as abóboras vão ser oferecidas pelos dois produtores à câmara municipal em jeito de agradecimento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt