Arouca: passadiços limitados a 3500 visitantes/dia
Bilheteira online funcional a partir desta quarta-feira.
Os Passadiços do Paiva, em Arouca, reabrem a partir do dia 13 de fevereiro, desta vez com um novo sistema. Já esta quarta-feira, ficará ativa a bilheteira online que será responsável pela emissão de 3500 bilhetes diários. O objetivo é controlar o número de visitantes e, assim, melhorar a experiência para os turistas e reforçar a segurança do local, que chegou a receber cerca de oito mil pessoas por dia antes do incêndio que obrigou a fechar o percurso.
"Assistimos a uma massificação desenfreada da procura e isso era um problema. As pessoas não podiam apreciar devidamente o local com tanta gente a circular e nós não conseguíamos garantir procedimentos de segurança sem sabermos ao certo quantos visitantes circulavam", explicou o presidente da autarquia de Arouca, Artur Neves, que reforçou a importância das novas medidas para a questão da preservação do habitat natural.
Através da plataforma online (www.passadicosdopaiva.pt), os interessados em visitar os oito quilómetros de passadiço podem escolher o dia e o número de entradas que pretendem adquirir. Tanto crianças como adultos pagarão 1 euro pelo acesso à estrutura. sendo que os cidadãos com residência em Arouca podem adquirir um livre-trânsito por 2,5 euros. A pensar nos turistas, as agências de viagens podem obter entradas extra, tudo isto, segundo o autarca de Arouca, "a pensar em quem possa estar em Arouca por outros motivos e decida repentinamente visitar o Paiva". Adquirir um bilhete no próprio dia – na Loja Interativa de Turismo ou no Bar do Areinho– dependerá das ‘sobras’.
As receitas arrecadadas com as visitas – um troço de 1 km permanece gratuito – serão aplicadas, garante o edil, na manutenção do local e no pagamento de salários aos trabalhadores dos passadiços.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt