Idoso de 95 anos leva pena de 9
Homem atingiu a tiros de caçadeira a mulher por ciúmes.
Aos 95 anos, Manuel Ferreira, ex-presidente da Junta de Freguesia do Rabaçal, em Penela, foi esta quinta-feira punido com nove anos de cadeia pelo Tribunal de Coimbra – por ter tentado matar a tiro a companheira e a sogra. A pena vai ser cumprida em regime de internamento num hospital psiquiátrico, pelo facto de o arguido sofrer de uma "anomalia psíquica grave".
Após o tratamento e se estiver curado da patologia, a juíza admitiu, durante a leitura do acórdão, que ainda pode ir para a cadeia cumprir o resto da pena.
Os factos ocorreram em janeiro de 2013, na casa onde o casal morava, no Rabaçal. Ficou provado que Manuel Ferreira se convenceu de que a então companheira, que é 40 anos mais nova, o andava a trair com o vizinho.
Dominado pelos ciúmes, o ex-autarca, que cumpriu quatro mandatos à frente da junta de freguesia, tentou matá--la com tiros de caçadeira e disparou também sobre a sogra – deixando as duas gravemente feridas. O coletivo de juízes considerou no essencial os factos provados. Com uma caçadeira semiautomática, o idoso disparou primeiro sobre a sogra, Maria Augusta, de 84 anos, que se refugiou num quarto quando o viu armado. Joselina Moreira, a companheira, então com 56 anos, foi atingida a tiro no tórax.
No julgamento, Joselina disse não compreender os motivos dos disparos. "Não houve qualquer discussão. Ele até esteve a contar anedotas", recordou a vítima. Só após os disparos lhe disse que o fazia por estar convencido da sua infidelidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt