Pescador e GNR salvam homem de afogamento

Britânico de férias estava a passear nos molhes da praia, em Quarteira.

09 de março de 2019 às 09:48
Pedro Carmo salvou turista que caiu ao mar em Quarteira Foto: André Cravinho
GNR, costas Foto: Vítor N. Garcia
GNR, costas Foto: Ricardo Almeida
GNR, costas, xxx Foto: Ricardo Almeida

1/4

Partilhar

Um britânico, de 37 anos, foi salvo da água por um pescador e pela GNR a 400 metros da costa. A vítima estava a passear nos molhes da praia de Quarteira e foi colhida por uma onda.

Por volta das 15h30 de quinta-feira a GNR de Quarteira recebeu um alerta de afogamento na praia. Dois militares entraram na água na tentativa de resgatar o homem. Mas com a corrente e a ondulação muito fortes, um dos militares saiu da água e foi ao porto de pesca pedir ajuda.

Pub

Seguiram dois barcos com o objetivo de salvar o homem. O britânico estava quase inconsciente e mostrava dificuldades em segurar na boia de salvamento.

Paulo Carmo, de 27 anos, vendo a aflição da vítima decidiu saltar para a água. "Quando o apanhei ele estava quase imóvel e não ofereceu resistência. Fez o regresso para terra no barco e até reagiu bem", contou ao CM o pescador que resgatou o homem.

Pub

PORMENORES

Hipotermia e ferimentos

Quando chegou ao porto de pesca de Quarteira, a vítima apresentava sinais de hipotermia e vários ferimentos no corpo, resultantes da queda nos molhes da praia. O homem foi assistido no local pelo INEM e depois transportado para o hospital de Faro.

Pub

"O homem só chorava"

Do porto de pesca de Quarteira seguiram dois barcos, com quatro pescadores e um militar da GNR. Quando chegaram ao local Paulo Carmo conta que o britânico "só chorava" e, por isso, era difícil falar com a vítima.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar