Pescador salva-se de naufrágio a nado
Uma onda mais forte fez virar embarcação de pesca, de 7 metros, na barra do Lavajo
O pescador, de 32 anos, da Culatra, estava na faina quando a embarcação de pesca artesanal em que se encontrava foi apanhada por uma forte onda e se virou, atirando o homem à água.
O acidente ocorreu sábado à tarde, à saída da barra do Lavajo/Armona, em Olhão. O pescador conseguiu nadar, sem qualquer auxílio, até terra - a ilha da Culatra - e dar o alerta.
Segundo o CM confirmou junto do comandante Pedro Nunes Ferreira, da Capitania do Porto de Olhão, a embarcação, de "7 metros de comprimento e de faina de malhar, foi virada por um golpe de mar. O pescador, apesar do tempo que passou na água, ficou ileso".
A Polícia Marítima de Olhão, mal soube da situação, deslocou-se de imediato para o local onde a embarcação de pesca artesanal naufragou, tendo acompanhado, de acordo com as orientações do Capitão do Porto, as operações de recuperação do barco - que continuava virado - até à ilha da Culatra.
O reboque foi efetuado por várias embarcações que se encontravam na zona. A operação prolongou-se por três horas - entre as 18h00 e as 21h00.
Ainda de acordo com o comandante Pedro Nunes Ferreira, a Polícia Marítima de Olhão "vai agora abrir um inquérito para que sejam apuradas com exatidão as circunstâncias do acidente". Este ocorreu numa altura em que a ondulação estava forte e não muito longe do local onde se encontra afundada, desde janeiro passado, uma draga de 80 metros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt