PJ acredita que Rui Pinto denunciou 'Luanda Leaks'
Autoridade crê que o pirata informático acusado de aceder a contas de email do Benfica, da PGR e de advogados, divulgou documentos.
A Polícia Judiciária acredita que Rui Pinto foi o denunciante por detrás dos Luanda Leaks.
Segundo avança o jornal Público, muitos dos 715 mil ficheiros que foram divulgados integram o processo em que o hacker será julgado como outros que estão a ser investigados.
Toda a acusação a Rui Pinto
Sporting, Doyen, Federação Portuguesa de Futebol, Sociedade de Advogados PLMJ, Procuradoria Geral da República e Departamento Central de Investigação e Acção Penal. De acordo com a acusação do Ministério Público, entre 2015 e 2019 o pirata informático Rui Pinto devassou os sistemas informáticos e de email destas instituições através de inúmeros programas encontrados nos seus computadores e discos rígidos apreendidos na Hungria.
Rui Pinto foi acusado. Como é que PJ o apanhou?
O Ministério Público deduziu acusação a Rui Pinto, o hacker suspeito de ter tido acesso aos emails do Benfica. A acusação diz respeito ao caso Doyen e o jovem informático é acusado de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada.
O que Rui Pinto contou no interrogatório
Na única vez que aceitou falar às autoridades, o criador do Football Leaks garantiu nunca ter cometido qualquer pirataria nem ter tentado ganhar dinheiro com informação confidencial.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt