PJ apanha em alto mar narcossubmarino com 6,5 toneladas de cocaína
Operação decorreu na quinta-feira passada, no meio do Atlântico, a cerca de mil quilómetros a sul dos Açores.
Uma megaoperação da Polícia Judiciária em alto mar, com apoio da Marinha e Força Aérea, denominada "Operação Nautilus”, apanhou um narcossubmarino com cerca de 6,5 toneladas de cocaína e cinco tripulantes, que foram detidos. Foi o primeiro submergível dos cartéis de droga apreendido pelas autoridades portuguesas e aquele com maior quantidade de droga apanhado na Europa.
O CM sabe que a operação decorreu na quinta-feira passada, no meio do Atlântico, a cerca de mil quilómetros a sul dos Açores. O submarino, que partiu do Brasil, foi vigiado por um avião P3 e abordado por Fuzileiros, que impediram que os traficantes o afundassem. A cocaína foi transbordada para um navio da Armada.
A operação teve início na cooperação internacional entre a PJ, o MAOC-N, a DEA norte-americana e a polícia espanhola. Segundo um comunicado divulgado pela Força Aérea, "a investigação, a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, prossegue em cooperação" com as restantes autoridades.
Os cinco detidos são brasileiros, espanhóis e colombianos.
O submergível foi rebocado para Ponta Delgada, nos Açores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
 
                            