PJ caça droga de luxo

Durante uma operação em que foram detidos três suspeitos de tráfico de droga, a Polícia Judiciária de Coimbra apreendeu 25 mil doses de pólen de haxixe – produto conhecido como a ‘droga dos ricos’ por ser mais puro e caro do que o haxixe vulgar.

25 de maio de 2006 às 00:00
PJ caça droga de luxo Foto: José Barradas
Partilhar

Os 5,5 quilos apreendidos no Norte do País, provenientes de Marrocos, destinavam-se a venda na região de Coimbra – onde os suspeitos residem – e iam render pelo menos 12 500 euros.

Com idades compreendidas entre os 26 e 31 anos, os três homens detidos já foram ouvidos por um juiz e vão aguardar julgamento em prisão preventiva. Todos têm antecedentes criminais relacionados com furtos e tráfico de droga.

Pub

Esta apreensão de pólen de haxixe, anunciada ontem, é a maior de 2006 feita pela directoria de Coimbra da Judiciária e uma das mais significativas realizadas nos últimos anos.

Apesar disso, as autoridades não consideram existir um aumento da circulação do pólen de haxixe, que continua a ser difícil de encontrar no mercado e mais caro do que o restante haxixe.

“É uma droga nobre, com qualidade, procurada por consumidores jovens e exigentes”, explicou um investigador policial.

Pub

O grau de pureza – percentagem de THC, o princípio activo dos canabinóides – é elevado e os preços reflectem-no. Enquanto o quilo de haxixe comum custa 800 a mil euros, o quilo de pólen de haxixe vale pelo menos o dobro.

LEIRIA E COIMBRA

No início do mês foram detidos pela Polícia Judiciária de Coimbra três indivíduos que compravam droga na região de Lisboa para a venderem no distrito de Coimbra e na zona norte do distrito de Leiria. Entre outras substâncias ilícitas, foram-lhes apreendidas 500 doses de pólen de haxixe.

Pub

SUPER DRAGÕES

Cinco membros da claque Super Dragões, de apoio ao FC Porto, foram detidos no mês passado por se dedicarem ao tráfico nas ruas de Gondomar e em festas de música de dança por todo o País. Também vendiam pólen de haxixe.

OEIRAS E CASCAIS

Pub

Pelo preço, esta é conhecida como a ‘droga dos ricos’ e o seu consumo é popular na zona de Cascais. Em 2004, a GNR de Oeiras deteve um homem na posse de 119 gramas de haxixe, incluindo pólen, em Alcabideche.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar