Acede a informações de antiga empresa sem autorização
Utilizou credenciais de acesso que lhe tinham sido atribuídas quando exercia funções no local. Foi constituído arguido.
Um homem foi constituído arguido por inspetores da Polícia Judiciária de Braga, por ter acedido de forma ilícita, através de credenciais de acesso interno, a informações da empresa em que trabalhou - e com a qual já não tinha vínculo.
A Judiciária deu cumprimento a um mandado de busca domiciliária na casa do suspeito, no concelho de Lisboa. Em causa crimes de acesso ilegítimo e dano informático.
As credenciais com as quais acedeu à conta cloud da empresa para a qual trabalhou tinham sido atribuídas pela mesma, no âmbito de uma relação laboral anterior. Na investigação apurou-se que esse acesso incidiu sobre documentação interna e reservada, nomeadamente relacionada com a atividade operacional da empresa e com procedimentos de contratação pública - contendo informação suscetível de utilização indevida por terceiros.
No decurso da operação policial, designada de 'Offboarding', foi apreendido equipamento informático e documentação relevante, que terão sido utilizados na alegada prática criminosa. A investigação prossegue agora com a análise dos elementos recolhidos, visando o integral esclarecimento dos factos.
A operação foi acompanhada por Especialistas de Polícia Científica da Polícia Judiciária. O inquérito é dirigido pelo Ministério Público de Viana do Castelo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt