PJ detém homem no Porto por tráfico de armas e tráfico de estupefacientes
Foram ainda apreendidas centenas de munições e cerca de 18 mil euros.
Um homem, de 44 anos, foi detido na cidade do Porto por suspeita de tráfico de armas e de tráfico de estupefacientes, no âmbito da Operação Iberia Invicta, indicou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).
Em comunicado, a PJ diz que a "operação foi desencadeada no âmbito de um inquérito, iniciado há cerca de três anos, que visa investigar negócios ilícitos efetuados no domínio do tráfico de psicotrópicos, entre determinados cidadãos portugueses e espanhóis".
"Após identificação do visado e efetuada revista ao respetivo veículo em que se fazia transportar, os investigadores constataram que este se encontrava equipado com um sofisticado esconderijo, criado propositadamente para o transporte de substâncias ilegais, onde se escondiam várias armas de fogo, de elevado calibre e uma grande quantidade de droga", lê-se no comunicado.
A PJ apreendeu ao suspeito "dois revólveres, uma pistola de 9mm [milímetros] com silenciador e uma pistola-metralhadora 'Mini Uzi' com respetivo carregador".
Durante a operação, esta força de investigação criminal apreendeu ainda centenas de munições, quase 3,5 quilogramas de heroína, com elevado grau de pureza, 20 quilogramas de substâncias de corte, uma balança de precisão e à volta de 18 mil euros em numerário.
"No âmbito da operação Iberia Invicta foram ainda apreendidos mais quatro mil euros em numerário, dois automóveis e um vasto conjunto de elementos de prova", acrescenta a PJ.
A detenção ocorreu na sequência de diligências desenvolvidas na tarde de segunda-feira, pela Diretoria do Norte, unidade da PJ que conduz esta investigação, quando foram detetados movimentações suspeitas que indiciavam uma transação de produtos ilícitos, tendo os investigadores abordado um dos visados.
O detido será presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt