PJ detém suspeito de piratear e vender 'software' de equipamento médico. Obteve lucros superiores a 700 mil euros
Detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na terça-feira um suspeito de aceder, copiar e vender ilegalmente 'software' produzido por uma empresa na Alemanha para uso em equipamentos médicos, tendo obtido lucros superiores a 700 mil euros.
"A investigação teve início em 2023, tendo sido apurado que, pelo menos desde 2018, o suspeito acedia de forma não autorizada ao sistema informático de uma empresa sediada na Alemanha, apropriando-se de 'software' por esta desenvolvido e comercializado para utilização na produção de equipamento médico", detalhou a PJ em comunicado esta quarta-feira divulgado.
O suspeito terá também obtido e manipulado informaticamente as atualizações desse 'software', "procedendo posteriormente à respetiva reprodução, modificação e venda a diversas clínicas, nacionais e estrangeiras", acrescentou.
Detido pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ, o suspeito tem 48 anos e está "fortemente indiciado" por crimes de acesso ilegítimo, falsidade informática, reprodução ilegítima de programa protegido e branqueamento de capitais.
"Na sequência da detenção e das diligências de busca realizadas, foram apreendidos diversos equipamentos informáticos, documentação bancária, numerário e valores avultados depositados em contas bancárias, relacionados com a atividade criminosa investigada", acrescentou ainda a PJ.
O detido vai ainda ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt