PJ em operação com 10 detidos e apreensão de 3300 quilos de cocaína perto das Canárias

Intervenção decorreu em alto-mar, a 29 de novembro.

07 de dezembro de 2024 às 11:19
Partilhar

A Polícia Judiciária (PJ) interveio numa operação, ao lado da Polícia Nacional e Alfândegas espanholas, da DEA (norte-americana), e da Polícia Federal brasileira, que levou à detenção de 10 tripulantes (9 venezuelanos e um colombiano) do pesqueiro ‘Petrel’, de bandeira venezuelana, que transportava 3300 quilos de cocaína. A intervenção decorreu em alto-mar, a 29 de novembro, a 1600 quilómetros das Ilhas Canárias, em Espanha.

A investigação foi da responsabilidade da Procuradoria Especial Antidrogas de Espanha, e permitiu a apreensão de 110 fardos de cocaína. O pesqueiro foi rebocado por meios policiais até ao porto mais próximo nas Canárias, mas viria a afundar-se pelo caminho.

Pub

A investigação, na qual a PJ interveio em permanente troca de informação com as outras congéneres, começou em meados do mês passado. A DEA, agência norte-americana de combate ao tráfico, informou as polícias ibéricas de que um pesqueiro venezuelano iria recolher, em pleno Oceano Atlântico, uma grande quantidade de cocaína de um navio-mãe, que já tinha partido de um ponto no continente sul-americano.A intenção era descarregar essa droga na costa espanhola.

Foi rapidamente montada uma operação de vigilância discreta ao ‘Petrel’, que terminou com uma abordagem ao mesmo, e a detenção dos 10 tripulantes. Alguma droga ainda foi atirada borda-fora, antes de o pesqueiro ser totalmente dominado pelas forças policiais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar